Educação Antirracista
Midiateca Telecurso
É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.
Coletânea de textos, áudios e vídeos que abordam questões referentes à história e à cultura afro-brasileira e indígena. As produções estão divididas em três categorias: História e Cultura, Personalidades e Práticas Docentes.
Indicação, do portal Catraca Livre, de 12 músicas sobre racismo e orgulho negro.
É um guia produzido pela Anistia Internacional pra quem acredita na garantia de TODOS os Direitos Humanos, que reúne conteúdos e iniciativas de educação antirracista e combate à discriminação racial. Constitui um convite para pessoas comuns, educadores, pais, ativistas a se engajarem na luta contra o racismo, para se inspirarem a adotar práticas antirracistas no seu dia a dia e, com isso, contribuírem para a construção de um país onde todo mundo tenha direitos iguais.
O artigo resume o porquê de o pensamento original de Lélia Gonzalez ser excelente referência para uma pedagogia crítica e antirracista
Série especial contendo um acervo digital que reúne pesquisas, materiais didáticos e literatura infanto-juvenil para apoiar a educação antirracista nas escolas. Possui mais de 50 produções, entre teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e livros, que foram desenvolvidos nos últimos dois anos e compreendem o ensino infantil, fundamental e médio. O conteúdo leva em conta ainda as ações desenvolvidas nas escolas públicas de norte a sul do Brasil.
Mini Livreto - Antirracismo Indígena
O artigo resume o porquê de o pensamento original de Lélia Gonzalez ser excelente referência para uma pedagogia crítica e antirracista
No podcast Ela faz assim, você confere entrevistas com mulheres e suas trajetórias inspiradoras. Experiências bem-sucedidas, desafios, conquistas e muito a compartilhar com as novas gerações que não querem ficar para trás.
O racismo existe e está enraizado na sociedade, ancorado em falas, comportamentos, atitudes, sistemas e narrativas que excluem e matam pessoas negras. Mas e na favela?
Lista organizada pelo portal do BuzzFeed com 14 indicações de podcasts feitos por pessoas negras.
O podcast, criado pelo jornalista Tiago Rogero, tem como tema a independência do Brasil sob a ótica dos negros escravizados, narra como o Brasil perpetuou a escravidão e o racismo estrutural por tanto tempo.
No desejo de somar ao debate sobre racismo estrutural na sociedade brasileira, reunimos diversas organizações do movimento negro para conversar sobre temas fundamentais para a construção de uma outra sociedade possível: uma sociedade antirracista. Serão seis episódios: Juventude e território; Trabalho, renda e moradia; Gênero e sexualidade; Religiosidade & mídia e representação; Educação e Branquitude.
Vidas negras importam. E, no podcast em questão, elas são celebradas. Em cada episódio, o jornalista Tiago Rogero analisa e entrelaça a trajetória e a obra de personalidades negras da história e da atualidade.
Canal Futura
Playlist
É um programa infantil de incentivo à leitura, que combina contação de histórias, animações de livros e dinâmicas lúdicas entre um grupo de crianças e a apresentadora Vanessa Pascale. A iniciativa valoriza a cultura afro-brasileira e africana.
Canal Futura
Playlist
Mojubá é uma saudação em ioruba, língua falada na Nigéria. Mas esta palavra é, também, o nome de uma série com sete documentários, cada um com 30 minutos de duração, sobre as religiões de matriz africana.
Canal Futura
Playlist
Enfoca a conscientização das diversidades raciais e o papel da educação sobre o tema. O apresentador Leo Madeira percorreu o Brasil para ver de perto a realidade das relações étnico-raciais e apresenta o resultado nos 10 episódios da série.
É uma série de interprogramas que mostra ao público comum que no Brasil existem Heróis. Heróis porque quebraram barreiras, que venceram apesar dos enormes obstáculos enfrentados, que lutaram por uma vida melhor para todos.
Canal Futura
Duração: 1h06min
A iniciativa visa difundir conteúdo sobre a causa antirracista por meio de estratégias educativas e midiáticas.
TEDx Talks
Duração: 10'24"
Taís Araújo fala do desafio de criar filhos no Brasil de hoje. Primeira atriz negra a ser protagonista de novela brasileira, ela é um ícone do empoderamento negro e militância por igualdade racial.
Canal Futura
Duração: 7'02"
Jovens refletem como o racismo e a ausência de políticas públicas contribuem para o extermínio da juventude negra no país. A série conta com participação de grupos do Pará, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.
Canal Futura
Duração: 11'52"
Nesse episódio recebemos, no Canal da História, a sensação cultural do Rio de Janeiro no início do século XX, matrona do carnaval e mãe de santo, a Tia Ciata!
Canal Futura
Duração: 2'55"
A Escola Municipal Nelson Mandela, em São Paulo-SP, encarou o racismo e mudou sua história.
O mito do "branco salvador" revela um lado pouco discutido na relação de poder existente no ato de doar. Dê o play!
A raça está atrelada aos discursos e experiências sociais compartilhados por um grupo com base na cor de pele, traços físicos e ancestralidade. Que história a sua pela conta? Dê o play!
O racismo estrutural revela ainda mais as desigualdades socioeconômicas brasileiras. Dê o play!
A população negra brasileira sofre até hoje com os reflexos da escravidão. Aline Nascimento, líder de Empregabilidade do ID_BR, reflete sobre caminhos e desafios para a igualdade.
Qual a diferença entre alfabetização e letramento? A escritora Sonia Rosa fala sobre a importância de compreendermos o mundo à nossa volta além do ler e escrever.
Coordenadoria de Igualdade Racial
Duração: 03'58"
Pessoas envolvidas na luta pela igualdade racial fazem de suas experiências pessoais um exemplo de força e enfrentamento do racismo cotidiano, através da arte, da política, de seus sites, levando adiante a importância de se falar sobre o racismo como o primeiro passo para erradicá-lo.
Imagens de cidades do continente africano que não são mostradas nos livros didáticos. Somente com uma boa pesquisa podemos ver o outro lado do continente africanos que não nos é mostrado.
Menino Mestiço
Duração: 03'33"
Poema intitulado Negro não nego, de autoria de MC Mestiço.
Canal Futura
Duração: 1'10"
O termo racismo recreativo se refere às "piadas" que utilizam a raça para ridicularizar, constranger e inferiorizar pessoas negras e indígenas.
Canal Futura
Duração: 56'29"
O que os diferentes tons de pele dizem sobre o lugar que cada pessoa ocupa na sociedade? Frei David, da Educafro, e debatedores convidados discutem o tema a partir de estudos e vivências.
Canal Futura
Duração: 14'00''
Nesse episódio especial, Neto e Clara fazem um panorama da História Negra do Brasil.
Coordenadoria de Igualdade Racial
Duração: 3'28"
Este vídeo foi feito com a participação de pessoas envolvidas na luta pela igualdade racial, oriundas de diferentes grupos étnicos presentes na cidade do Rio de Janeiro. Elas fazem de suas experiências pessoais um exemplo de força e enfrentamento do racismo cotidiano, através da arte, da política, de seus sites, levando adiante a importância de se falar sobre o racismo como o primeiro passo para erradicá-lo. O racismo mata todos os dias e quando você se cala, colabora com esta realidade. Acabe com o silêncio. Fale mais sobre isso.
Fafá M. Araújo
Duração: 5'43"
Apresentação de imagens do continente Africado.
MultiRio
Duração: 13'54"
A professora Bárbara Lisboa apresenta a aula África: berço da humanidade. Habilidades trabalhadas: Identificar o continente africano como o continente berço da humanidade, contribuindo para o conhecimento da origem da espécie humana.
vejapontocom
Duração: 2'54"
Palavras e expressões bastante usadas no português brasileiro podem soar inofensivas, mas carregam ideais racistas por trás.
Canal Futura
30 vídeos
A série criada para a mobilização #reconhecerereparar conta com 30 episódios que destacam diferentes ângulos da questão racial no Brasil e no mundo. Por meio de uma linguagem didática o jornalista Leonne Gabriel explica, em vídeos curtos, o que é Branquitude, Racismo estrutural, Meritocracia, Irmandades negras, Autodeclaração racial e outros temas.
Canal Futura
17 vídeos
Depoimentos de profissionais negros de diferentes áreas, gravados especialmente para a ação de mobilização da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura para o Dia da Consciência Negra de 2022.
Um retrato da vasta herança cultural trazida pelos povos de origem Bantu. Estas tradições deram origem à diversas manifestações culturais, além de ter grande influência na língua que falamos.
Após fugirem de fazendas em Pernambuco, três pessoas escravizados andaram 680 quilômetros até chegarem ao Piauí. Durante 30 anos eles viveram escondidos numa caverna e terminaram por fundar a comunidade do Mimbó. Hoje seus descendentes lutam por seus direitos.
Instituto Unibanco
9 vídeos
É uma série documental em oito episódios - com direção e curadoria de Val Gomes e realizada pela produtora Olhar Imaginário, com apoio do Instituto Unibanco e da Spcine - bastante didática para dar contorno às conflituosas relações históricas do racismo brasileiro. Trazendo vozes negras de diferentes campos do saber, ela aborda temas como o mito da democracia racial, as cotas e racismo estrutural. É uma ferramenta acessível e essencial para os negros lutarem contra o racismo e para que os não-negros possam se engajar também nessa luta fundamental para a construção de um Brasil mais justo.